Quarentena é prorrogada até 28 de junho em Avaré. A determinação consta do Decreto Municipal Nº 5.864 editado na segunda-feira, 15 de junho.

A checagem de temperatura permanece obrigatória em todos estabelecimentos. Imobiliárias, escritórios e concessionárias de veículos podem funcionar de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas.

Além de limitar o público em 40% da capacidade de atendimento, os estabelecimentos deverão observar medidas de higienização e disponibilizar álcool em gel. O uso de máscara é obrigatório e os protocolos do setor também devem ser seguidos.

O objetivo é evitar a proliferação do novo coronavírus. Avaré registra 8 óbitos em decorrência da Covid-19. O número de mortes sobe para 13 se forem considerados os pacientes vindos de outras cidades.

Na data da emissão do decreto, os 4 leitos de UTI da Santa Casa de Avaré específicos para o tratamento da doença estavam ocupados, informou a Secretaria Municipal da Saúde.

Comércio

Já o comércio e shoppings continuam autorizados a funcionar de segunda a sexta-feira das 8 às 13 horas. No entanto, é vedado o uso de provadores.

O público deve ficar em 40% da capacidade para evitar aglomerações. As empresas também deverão seguir medidas de higienização e disponibilizar álcool em gel para os clientes.

Como no outro caso, o uso de máscara é obrigatório e os protocolos do setor também devem ser seguidos. Salões de beleza, clínica de estética e fisioterapia (reabilitação) poderão funcionar por meio de agendamento.

A atividade é livre, inclusive aos finais de semana, mas é preciso seguir normas de higienização, incluindo álcool em gel, usar máscara e cumprir protocolos do setor.

Os serviços do transporte, por sua vez, poderão funcionar com 50% do público. Eles devem respeitar ainda medidas de higienização, o uso de máscaras, disponibilizar álcool em gel e cumprir de protocolos do setor

Trailers de alimentação também podem funcionar independentemente de dia e horário. Está proibido, no entanto, o uso de mesas em calçadas.

As regras são as mesmas dos demais setores: higienização, uso de máscaras, disponibilização de álcool em gel e cumprimento de protocolos do setor.

Feiras ao ar livre poderão funcionar nos períodos da manhã e noite na quarta, quinta e sábado. As regras são higienização, uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool em gel e cumprimento de protocolos.

Já bares, restaurantes e similares podem funcionar na modalidade delivery e drive-thru.

Atividades suspensas

Quarentena é prorrogada até 28 de junho em Avaré e por isso, outros setores continuam com as atividades suspensas até 14 de junho. Estão enquadrados neste caso as igrejas, cultos e similares, academias, eventos artísticos e esportivos, teatro, cinema.

Aglomeração em espaços públicos e privados de lazer ou cerimônias também estão suspensas até segunda ordem.

Compartilhar