Apesar de há 28 anos o Brasil não registrar casos de poliomielite, a resistência de pais e mães em imunizar os filhos contra a doença tem aumentado o risco de novos casos.
Campanha de Vacinação – Devido aos casos de poliomielite registrados recentemente na Venezuela, o Ministério da Saúde brasileiro informou que a campanha de vacinação contra a doença deve recomeçar nos dias 6 a 31 de agosto
Poliomielite – Também conhecida como paralisia infantil, é causada por um vírus que vive no intestino (poliovírus), atingindo crianças com menos de 4 anos, mas pode contaminar adultos também. A doença pode ser transmitida de uma pessoa para outra por meio de saliva e fezes, assim como água e alimentos contaminados.
Apesar de não ter um tratamento específico, é possível prevenir a doença através da vacinação, que é oferecida pelos postos da rede pública de saúde. O esquema de vacinação contra a poliomielite oral trivalente deve ser administrado aos 2, 4 e 6 meses de vida. O primeiro reforço é feito aos 15 meses e o segundo entre 4 e 6 anos de idade.