[bloqueador]
A partir do primeiro semestre de 2017 a região de Avaré terá um curso superior oferecido gratuitamente pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, engenharia de Biossistemas será oferecida cerca de 40 vagas no período matutino por meio do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu.
O curso tem duração de cinco anos, o curso integra o uso de novas tecnologias para a produção agropecuária de energia, de fibras e de alimentos .
As disciplinas integram em quatro áreas de estudo: Engenharia (disciplina ligadas a matemática, Física e Estatística), biologia (disciplinas ligadas a química e bioquímica, biologia geral e ecologia), produção (disciplinas ligadas a agricultura, zootecnia e processamento de alimentos e tecnologia (disciplinas ligadas a computação, automação e robótica.

Segunda com a coordenadora da Engenharia de Biossistemas de Câmpus Avaré Marcela Pavan os estudantes receberão conhecimentos aprofundados e habilidades em biotecnologia, tecnologia da informação , agropecuária de precisão robótica, computação gráfica econômica ecológica, entre outros tópicos.
Após se forma o profissional estará apto para atuar em diferentes funções ligadas novas tecnologias nos processos de produção agropecuária.
A Engenharia de Biossistemas é uma carreira recente. De forma mundial, as profissões com habilidades em gerenciamento e tratamento de dados estão classificadas entre as melhores opções para o futuro. Nos Estados Unidos, a carreira de cientista de dados foi considerada a melhor de 2016, tendo os maiores salários médios, sendo seguida pela carreira de estatístico. Ambas as áreas são foco de estudo da Engenharia de Biossistemas. No Brasil, o cenário para este profissional é bastante favorável. A Engenharia de Biossistemas tem atuação direcionada para a agropecuária, que continua sendo uma das mais importantes atividades econômicas no país. O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de soja, milho, açúcar e laranja, sendo grande exportador de carnes bovinas e de aves. Também é o maior produtor mundial de etanol. Assim, o desenvolvimento e a implementação de tecnologias associadas aos processos produtivos agropecuários tornam-se mercados de trabalho em expansão.
Processo seletivo:
O acesso dos candidatos aos cursos superiores do IFSP se dá por meio do Sisu, o Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação. Para concorrer a uma das 40 vagas para o curso de Engenharia de Biossistemas, é necessário ter participado do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio. O estudante deve se inscrever no Sisu com o número de inscrição e a senha utilizados no Enem. A inscrição é gratuita e ocorre no início do primeiro semestre. Mais informações em sisu.mec.gov.br.
Serviço
Curso: Engenharia de Biossistemas
Duração: 5 anos
Período: matutino
Valor: gratuito
Instituição: IFSP – Câmpus Avaré (Avenida Professor Celso Ferreiro da Silva, 1333, Jardim Europa)
Processo seletivo: Sisu (sisu.mec.gov.br).
[/bloqueador]