[bloqueador]Um alerta para todos os pais chegou ao Brasil um jogo chamado “desafio da baleia azul” para quem ainda não tem conhecimento sobre este jogo eu ire explicar.

Uma pesquisa realizada confirmou que cerca de 130 jovens até o momento cometeram suicídio seguindo orientações de um “mentor”, as mortes foram registradas na Rússia, e infelizmente este jogo já chegou ao Brasil.

Publicidade

O jogo da Baleia Azul está causando preocupações nos pais, por este motivo o alerta, o jogo funciona da seguinte maneira:

Trata-se de um jogo onde alguém por trás da tela manipula e dá as ordens para serem cumpridas pelo jogador.

Só quem receber o convite pode participar.

Publicidade

No total são 50 missões, que ao serem cumpridas cada missão, os jogadores precisam publica nas redes sociais. Mas, a última missão é a prática do suicídio.

O jogo foi comprovado que realmente deixa os jogadores sensitivos.

Iniciado na Rússia entre 2015 e 2016, o “jogo da Baleia Azul” ou Blue Whale em inglês está supostamente ligado a uma série de suicídios em todo o mundo.

Entre alguma missão, estão: “assistir a filmes de terror durante madrugada”, “rasgar a própria a pele com a faca até X hora do dia”, até o desafio final, que seria o suicídio.

Para você, o jogo da Baleia Azul pode não passar de uma brincadeira de mau gosto. Acontece que esses cibercriminosos estão entrando em grupos de autoajuda, superação da depressão, discussão sobre transtorno de ansiedade generalizada (TAG) e aconselhamento pró-vida no Facebook para encontrar vítimas.

Na Rússia, país onde o Blue Whale surgiu, um noticiário local chamado Novaya Gazeta informou que a morte de 130 crianças e adolescentes estaria ligada com esse jogo. Por lá, não é o Facebook que reina, então o Baleia Azul acontecia em uma rede social chamada VK. Porém, apesar de o jornal realizar essa ligação entre mortes e desafios, as autoridades locais ainda não fizeram declarações oficiais sobre o assunto.

De acordo com o advogado criminalista Paulo Crosara, a conduta dos mentores do Baleia Azul é criminosa. “Induzir (criar a ideia de suicídio em alguém), instigar (incentivar alguém que já estava pensando em suicídio) ou auxiliar (ajudar materialmente o suicida) o suicídio de outra pessoa é crime, de acordo com o art. 122 do Código Penal, punido com pena de 02 a 06 anos de prisão caso o suicídio se consuma ou de 01 a 03 anos de prisão caso a tentativa de suicídio resulte em lesão corporal grave. É um delito grave, sendo um dos cinco crimes no Brasil que são levados à júri popular”.

O advogado alerta que, caso você seja ou conheça alguém nessa situação, é preciso procurar imediatamente as autoridades competentes. “Você poderá lavrar um Boletim de Ocorrência em uma delegacia (em algumas cidades maiores, há delegacias especializadas em crimes cibernéticos) e/ou procurar o Ministério Público de sua comarca. Caso você tenha acesso às conversas trocadas entre o mentor e o jogador, pode comparecer a um cartório de notas, onde será lavrada uma ata notarial, dando fé pública ao conteúdo das mensagens (essa ata será importante fonte de prova caso as mensagens sejam apagadas)”.

Obviamente, não é possível afirmar que os cibercriminosos por trás do Baleia Azul são maiores de idade. Por isso, o advogado também nota que, caso eles sejam menores, “as condutas criminosas que praticarem entram como ato infracional, estando sujeitos às penalidades instituídas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. A indenização cível deverá ser paga pelos seus responsáveis legais”.[/bloqueador]

Compartilhar